sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Como o Grande Dragão Branco...


Eu vi um time que estava entregue e praticamente derrotado no combate se reerguer demolindo os adversários em sequência e de forma arrasadora... Naquele inesquecível ano de 2007 fazíamos um campeonato horrível, chegando a ocupar a vergonhosa última colocação. Tudo indicava que o Fuderosão pela primeira vez na história iria visitar as profundezas obscuras e sombrias da segunda divisão do campeonato brasileiro de futebol, ponto de encontro frequente de timecos de subexpressão regional e de qualidade duvidosa, no entanto a tradição “flamenga” de se superar logo daria o ar da graça e com a ajuda quase natalina de papai Joel, responsável em grande parte por nosso sucesso, nossa sorte seria outra.

Naquele campeonato tivemos inúmeros jogos adiados por conta do Pan 2007 e devido a isso a cada rodada que se passava acumulávamos jogos a menos na competição, já se somavam 13 rodadas na zona da degola e parecia ser o fim... Imprensa, torcedores adversários, antiflamenguistas e fanfarrões em geral pitonizavam aos quatro cantos que o flamengo já estava rebaixado no campeonato nacional.

Como então o Flamengão contrariou a tudo e a todos chegando à terceira colocação e conquistando uma vaga pra libertadores do ano seguinte? Poderíamos buscar uma explicação precisa, mas isso seria com certeza em vão, pois estamos falando de Flamengo. Podemos, no entanto, enumerar alguns fatores essenciais para tamanha “Fuderosidade Doismileseteana”. A chegada do nosso talismã Joel Santana, nosso xerife Fábio Luciano iniciando sua temporada de shows pela gávea, o empenho de maneira geral de nossos jogadores e o principal de tudo: A força da Nação! Saímos da bizarra zona da rebaixamento em agosto e chegamos em dezembro na terceira colocação a 1 ponto do segundo colocado, Santos. O início de nossa arrancada se deu no Jogo contra o Náutico no maraca, jogo esse que marcou a estréia do nosso capitão com espírito de Xerife. Vencemos o jogo de virada com gols do Próprio Fábio Luciano e do então melhor lateral direito do Brasil Léo moura. A partir de então o campeonato tomava outro rumo para nós. A torcida se acostumava a quebrar o recorde de público nos jogos e as vitórias se sucediam quase que automaticamente. O universo conspirava para o show rubro-negro. Ao final do campeonato quem desacreditava se rendia a força do melhor do mundo!

Mas por quê começar um blog citando o campeonato de 2007 se estamos em 2009? O fato é que naquele ano, como tradicionalmente acontece, o flamengo se superou e isso pode acontecer da mesma forma no presente campeonato. Temos um elenco forte e entramos na competição cotados como um dos candidatos ao título. Tivemos início razoável, porém apresentamos uma instabilidade gigantesca que nos mandou lá pra baixo. Perdemos nosso maestro Ibson e peças fundamentais no time se contundiram ou não rendiam nem rendem o esperado. O resultado de toda essa conspiração contra foi o retorno do temido fantasma do rebaixamento, mas nós somos o Flamengo esqueceu? Somos “Irrebaixáveis” e “Incaíveis”! O que fazer então? Bem, posso dizer que o primeiro passo foi dado, vencemos em casa o time do Santo André como há muito não jogávamos! Marcamos os caras na pressão, fizemos um abafa desde o início do jogo, atacamos pra caralho. Nossos jogadores tavam inspirados. Léo Moura até lembrou o de 2007, Zé Boteco mereceu ser chamado de Roberto, correu pra caramba, se esforçou e meteu seu gol (é só isso que você precisa pra conquistar a nação ô Mané), Álvaro estreou bem. E o Pet? O que dizer desse gringo que muitos deram por aposentado? O Herói de 2001 tá calando a boca de geral, organiza nosso meio fácil e ta dando pique até no fim do jogo, dá-lhe Pet! Domingo agora temos um osso duro de roer, vamos pegar o Atlético Paranaense na Arena da baixada. Só a nível de conhecimento, nunca ganhamos dos caras lá no Brasileiro. Acredito plenamente que temos essa oportunidade de ouro pra repetir a arrancada de 2007 e buscar uma melhor sorte no campeonato. Vamos vencer os molambos atleticanos lá mengão, é obrigação! Feito isso, voltamos pro rio e temos uma sequência de dois jogos no maraca com timecos que estão brigando muito seriamente pra não jogar a segunda. Vencendo o Sport e o Coritiba pode mandar avisar que vamos brigar pelo G4.

Espero sinceramente que o tromba esqueça essa história de 3 zagueiros. Já ficou claro que jogamos melhor com 2. Vamos nos livrar de vez dessa herança maldita deixada por Ney Franco, Caio Jr, Cuca... No mais é ficar na torcida mesmo, precisamos voltar a brigar lá em cima pra quem sabe, com o hexa, acabar com essa fila insana de 17 anos sem brasileiro. Vai pra cima deles Mengo!!

SRN, Bruno Rocha.

Um comentário: